quinta-feira, 23 de abril de 2009

Introdução

Foi a política de medicamentos genéricos introduzida no início do século XXI que impulsionou o respectivo mercado português. O valor da quota de mercado dos medicamentos genéricos passou de 0,13% em 2000 para 17,85% em 2007.
O desenvolvimento do mercado português de medicamentos ge­néricos tem sido basicamente impulsionado por políticas do lado da oferta. A fim de apoiarem a expansão adicional do mercado, os decisores políticos devem fortalecer medidas do lado da procura, incitando os médicos a prescrever, os farmacêuticos a dispensar e os utentes a utilizar medicamentos genéricos para o tratamento das suas doenças a preços mais acessíveis.
No entanto, essa abordagem torna-se complexa pelos interesses e decisões subjacentes á prescrição dos genéricos seja pelos médicos que na sua grande maioria defende a mesma posição, pelos farmacêuticos que gostariam de ter maior poder de decisão e autonomia para substituir os medicamentos receitados pelos médicos, pelos utentes que muitas vezes culpabilizam as entidades por não disponibilizarem informação sobre estes medicamentos mas não a procuram se necessário.
O desafio encontra-se em sensibilizar de forma correcta os diferentes targets interessados neste tema, assim como difundir toda a mensagem que o envolve. Para tal serão apresentadas várias medidas que esclarecem as mais simples dúvidas como o que são realmente os genéricos e que impacto trazem na economia e na quota de mercado referente a cada farmacêutica.
Pelos targets serem restritos e requererem medidas de comunicação mais específicas do que o público directo dos medicamentos genéricos, ou seja, os doentes. A falta de credibilidade é o factor que mais entraves provoca na difusão dos genéricos. Pretendemos solucionar essa questão através da informação de qualidade, da organização de eventos que suscitem interesse para todas as áreas envolvidas neste projecto. Focamos então a nossa atenção na realização de uma Conferência Nacional que permita difundir a informação adequada a cada target.

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